• Ylê Asé
  • Taunkerã

Portuguese English Spanish

YANSÃ

 

Senhora da Tarde, dona dos espíritos. Senhora dos raios e das tempestades. Oyá, mais conhecida no Brasil como Yansã, foi uma princesa real na cidade de Irá, na Nigéria em 1450a.C.. Sobrinha-neta do rei Elempe e neta de Torossi(mãe de Xangô), conquistou com valentia, coragem e dedicação seu caminho para o trono de Oyó. Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, nunca se deixou abater por guerras, problemas e disputas. Foi mulher de seu primo Xangô e ajudou-o a conquistar vários reinos anexados ao Império Yorubano. Porém, abandonou-o em defesa de sua cidade natal, disposta a enfrentá-lo. Oyá é a menina dos olhos de Oxalá, seu protetor, e a única divindade que entra no Ibalé dos Eguns(mortos).

O  HOMEM  DE  YANSÃ

O filho de Oyá é como o vento: instável e volúvel, e isso, em termos afetivos, significa que ele gostará definitivamente de uma pessoa. Agitado, apesar de não demonstrar, tem uma vida sensual e sexual extremamente inconstante, porque pula de um relacionamento para outro, na ânsia de conseguir tudo ao mesmo tempo. Seu maior prazer é viajar, conhecer gente e locais diferentes, sair fora da rotina. Adora festas, principalmente aquelas onde podrá mostrar que dança bem. Quem gosta de uma vida agitada, onde a palavra de ordem é a aventura, encontra nele o parceiro ideal. Só que, apesar de ativo sexualmente, precisa ser estimulado por uma parceira criativa.

A  MULHER  DE  YANSÃ

A mulher de Iansã é sempre aceita e admirada onde quer que vá. Não é do tipo que faz charme quando esta a fim de alguém: declara-se logo abertamente, da mesma forma que é rapidíssima para dar o fora em alguém. Nunca lhe faltarão admiradores, já que é dona de uma beleza natural que é a chave do seu sucesso. Não é vaidosa, mas se necessário, sabe se vestir e se comportar como uma rainha. Para estar ao seu lado, o homem precisa ser inteligente, bonito, sóbrio, bom papo e de preferência, místico. É uma mulher super ativa sexualmente e disposta a tudo para manter seu romance.

 

Dia: Quarta-feira

Número: 09 - 11

Côres: Vermelho, Branco com rosa

Comida: acarajé, romã, acarajé feito com feijão branco(ecuru).

Saudação: Eparrei  Oyá, Yá  Messorum

Domínio: Vento, ossários, cumes, jardins

 

 

Compartilhar nas redes sociais

  • CANTIGA DESTE ORIXÁ:
  • LINK DO MP3: https://candomblenobrasil.com.br/images/mp3/cantigas/yansa.mp3